:: Home
:: Equipe
:: Estados
:: Produtos
:: Perspectivas
:: Objetivos
:: Subprogramas
:: Beneficiários
:: Atividades
:: Publicações
:: Cursos
:: Congressos
:: Editais



Curso de GrADS /PMTCRH
Período de 28 de novembro a 09 de dezembro de 2005
Cachoeira Paulista – SP

José Fernando Pesquero

1. Introdução
O Grid Analysis and Display System (GrADS) é um software para ciências da terra usado mundialmente nos maiores centros de pesquisa e previsão de tempo do globo. O GrADS trabalha com modelos de dados em 4 dimensões, onde as dimensões normalmente são latitude, longitude, nível e tempo. Cada conjunto de dados está localizado dentro de um espaço de 4 dimensões pelo uso de um arquivo descritor de dados. Podem ser descritos dados em ponto de grade e estação. Atualmente o software consegue ler e escrever dados em ponto grade em diversos formatos, entre eles GRIB, netCDF, HDF, entre outros. Pode-se também criar ou acessar bancos de dados meteorológicos remotos através de recursos em Java implantados no programa. Versão atual do software 1.9b4 e entre os mais novos recursos estão a leitura de dados de estação em formato BUFR.

2. Objetivos
O objetivo deste curso é apresentar o GrADS de uma forma que tanto as pessoas que nunca trabalharam com o GrADS quanto as que já trabalharam - e querem apenas se aperfeiçoar - possam desenvolver seus conhecimentos de forma independente. Ainda mais, capacitar os técnicos dos Centros Estaduais de Meteorologia para uma total independência no desenvolvimento de produtos de avaliações de modelos numéricos de previsão de tempo e clima. Finalmente, capacitar a todos os participantes para geração de figuras que visam a manutenção de produtos nas páginas da internet dos Centros Estaduais.


3. Metodologia
O software GrADS tem apresentado um grande número de recursos nas suas últimas versões, sendo assim houve a necessidade de um número maior de horas de curso. Há 5 anos atrás, cursos completos do GrADS podiam ser lecionados em 5 aulas teóricas. Hoje, isto já não é mais prático, porém o uso de duas semanas de aulas teóricas torna o curso muito longo e pouco produtivo para os meteorologistas dos sistemas operacionais. Sendo assim, a metodologia usada para este curso foi a divisão em dois módulos. Cada módulo possui um total de três aulas teóricas e duas aulas práticas. O primeiro módulo foi chamado de curso Básico e o segundo Avançado. Isto tornou o curso mais prático com duas aulas para exercícios, além de proporcionar maior independência para os alunos. A seguir são apresentados os referidos módulos.

3.1 Módulos
O curso foi divido em módulos para facilitar a apresentação de todos os recursos disponíveis. Cada um dos módulos terá a duração de uma semana com 28 horas de aulas teóricas e 12 horas de aulas práticas, totalizando 40 horas/aula. Para cada módulo, os alunos poderão desenvolver seus conhecimentos através de uma documentação totalmente traduzida para o português. Os exercícios usados em aula serão, praticamente, as mesmas rotinas diárias de criação de scripts desenvolvidas atualmente no CPTEC. O conteúdo programático de cada módulo pode ser encontrado abaixo:

3.1.1 Módulo Básico
Inicialmente, far-se-á uma revisão dos conceitos básicos do sistema sistema operacional LINUX/UNIX. Posteriormente, serão abordados os comandos básicos do GrADS e também os formatos gráficos possíveis, trabalhando-se um espaço de quatro dimensões. O entendimento destes comandos é de fundamental importância para tornar o aluno independente na criação de gráficos. Além disso, serão abordados todos os formatos de arquivos de dados que o GrADS lê e escreve e os utilitários usados para trabalhar com os arquivos que o acompanham.

Para participar deste módulo é necessário ter conhecimentos básicos de linguagem C ou Fortran. Alguns dos comandos abordados nas aulas serão:

- comandos básicos (open, run, set, display, draw, entre outros);
- formatos de dados que podem ser lidos ou gerados pelo GrADS;
- entendendo o cabeçalho de dados (Ex.:arquivo.ctl);
- gerando arquivos de dados em grade e em dados de estação;
- criando dados em formato GRIB ou netcdf; (Ex.:arquivo.dat)
- programas usados para o uso de dados no formato grib;
- lendo arquivos netcdf, hdf-sdf, entre outros;
- acessando dados via internet (GrADS-DODS);

3.1.2 Módulo Avançado
Este módulo é indicado para os alunos que já desenvolvem figuras e sabem gerar dados no GrADS. Também é indicado para os alunos que já assistiram o modulo Básico e desejam criar scripts mais avançados, interpolar dados e aprender a usar toda as bibliotecas de funções internas do GrADS, além das funções matemáticas e meteorológicas. Scripts extremamente úteis e complexos podem ser criados, como por exemplo: conseguir campos de interseção entre várias grades de dados.

Mais uma vez fica a observação da necessidade de ter o conhecimento do módulo básico para acompanhar este módulo.


- elementos de linguagem;
- comandos que complementam a linguagem de script;
- botão, dropmenu, rband;
- leitura dinâmica das funções de script;
- instalação do GrADS;
- funções externas; (lterp, rgrid2, etc);
- funções internas; (maskout, const, hdivg, etc).


Nota: O programa detalhado será fornecido no início do curso.


 

Copyright ©INPE/CPTEC
Comentários e/ou sugestões:
webmaster@cptec.inpe.br